MPMG define lista tríplice para novo procurador-geral; diferença foi de 1 voto

Nomes serão encaminhados a Romeu Zema, que baterá o martelo sobre novo procurador-geral de Justiça
Carlos André Mariani lidera lista tríplice. Foto: Divulgação/ALMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou nesta segunda-feira (18) a votação interna para formação da lista tríplice que será enviada ao governador Romeu Zema (Novo) para escolha do novo procurador-geral de Justiça.

O procurador Carlos André Mariani Bittencourt liderou a votação com 660 votos, seguido por Paulo de Tarso Morais Filho, com 659 votos, e Marcos Tofani Baer Bahia, que obteve 322 votos. A eleição registrou ainda 5 votos em branco e 4 nulos, com participação total de 1.096 eleitores.

Carlos André Mariani Bittencourt conta com o apoio do atual procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Jr. O segundo colocado, Paulo de Tarso Morais Filho, atuou como chefe de gabinete na gestão de Jarbas. Já Marcos Tofani Baer Bahia representa a ala de oposição à atual administração. Geraldo Flavio Vasques, que obteve 136 votos e não integrou a lista tríplice, representa um segmento independente da instituição.

Os três nomes mais votados serão encaminhados ao governador Romeu Zema, que terá a prerrogativa de escolher o próximo chefe do Ministério Público mineiro para o biênio 2025-2026. Caso a indicação do governador não aconteça em até 15 dias após o envio da relação, o mais votado assumirá a procuradoria-geral.

Leia também:

A emenda que pode ‘incluir’ dívidas dos estados com as prefeituras no Propag

Nota do Planejamento contra cassinos foi assinada às 3h da madrugada

Agora patrimônio imaterial, Queijo Minas Artesanal movimenta cifras bilionárias

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse