Mudanças no comando da PM de Minas já têm data para acontecer

Após Zema bater o martelo sobre trocas na alta cúpula da corporação, governo prepara transmissão de cargos
Foto mostra viaturas da PM de Minas
PM de Minas vai trocar o comando após decisão de Zema. Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

A solenidade de transmissão de cargos no comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vai acontecer nesta quarta-feira (24), na sede da corporação, no Bairro Prado, em Belo Horizonte. No evento, o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia será formalmente alçado ao posto de comandante-geral das tropas, substituindo Rodrigo Piassi do Nascimento.

Como já mostrou O Fator, a troca de Piassi por Garcia acontece em meio a insatisfações de agentes policiais quanto à postura do comando da PM em temas como a recomposição salarial das forças de segurança pública. O antigo comandante ainda entrou em rota de colisão com deputados estaduais que representam a categoria, como Sargento Rodrigues e Cristiano Caporezzo — ambos do PL.

Zema vai trocar, também, a chefia do Estado-Maior da PM. A vaga, hoje ocupada por Marcelo Ramos de Oliveira, vai passar às mãos de Maurício José de Oliveira, que está na corregedoria-geral da corporação.

Carlos Frederico Otoni entrou para a polícia em 1995. Na corporação, foi comandante de um pelotão de choque e atuou na liderança de batalhões. Como coronel, foi o chefe da 5ª Região da Polícia Militar, que abrange cidades do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro. Ele é bacharel em Direito e, na Academia da PM, se especializou em Segurança Pública e Defesa Social.

Maurício José de Oliveira, por seu turno, é bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar e se graduou em Direito, com especializações em Direito Público, Segurança Pública e Gestão Estratégica em Segurança Pública. O coronel terminou o curso de formação de oficiais em 1999.

Leia também:

Zema diz a Haddad que Propag foi ‘mutilado’ por Lula e fala em ‘boicote’ do governo federal

Os detalhes da reforma administrativa articulada por Marília em Contagem

Impasse judicial deve empurrar definição de vaga para conselheiro do TCE de MG para 2026

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse