Novo avança por aliança com Tramonte, mas ainda sem definição se Luísa será vice

Partido tem acordo encaminhado mas ainda debate sobre possibilidades para chapa
Nesta quinta (25), o diretório estadual do Novo anunciou que adiou sua convenção partidária para o dia 3. Foto: Divulgação/ALMG
Nesta quinta (25), o diretório estadual do Novo anunciou que adiou sua convenção partidária para o dia 3. Foto: Divulgação/ALMG

O Novo avançou nas conversas para se aliar e apoiar o nome do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A informação foi publicada inicialmente pelo jornal ‘O Tempo’ e confirmada por O Fator. A reportagem apurou que ainda não há definição se a então pré-candidata do partido, Luísa Barreto, seria a indicada para compor a chapa de Tramonte.

Até aqui, a articulação com o Republicanos tem sido conduzida principalmente por membros do alto escalão do governo Zema do que propriamente por dirigentes do Novo. A própria Luísa Barreto tem sido mantida “de fora” de boa parte das conversas e tem concentrado os esforços na produção de materiais de pré-campanha.

Ao mesmo tempo em que interlocutores do Estado alimentam as negociações com a equipe de Tramonte, diretores do Novo até sondam emissoras da capital sobre a possibilidade de a ex-secretária de Planejamento e Gestão do governo mineiro participar de debates. A dissonância mostra certa distância entre a pré-campanha e os interlocutores políticos que lideram as tratativas pela eleição.

As conversas entre auxiliares do Novo e o Republicanos acontecem desde maio. Em junho, O Fator mostrou que o presidente do Novo em BH, Fred Papatella, chegou a se reunir com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, em Brasília. Só que, desde então, a condução da articulação tem sido tocada mais por integrantes do alto escalão do governo de Minas do que propriamente por dirigentes da legenda.

Nesta quinta (25), o diretório estadual do Novo anunciou que adiou sua convenção partidária para o dia 3 – véspera do prazo final para o registro de candidaturas. A decisão do partido passou pela ideia de ter mais tempo para discutir internamente como a aproximação do Republicanos vai funcionar e se Luísa Barreto vai topar ser a companheira de chapa de Tramonte.

A propósito, a legenda até já pensa em um plano B, caso Luísa não aceite: a vereadora Fernanda Altoé. A troca, no entanto, só aconteceria em caso de muita relutância de Luísa em ser a vice.

Leia também:

Tadeuzinho convoca ex-presidente da Assembleia de Minas para assumir mandato

Após Zema dizer que Propag foi ‘mutilado’, líder do governo na ALMG chama nova lei de ‘conquista’

As opiniões dos presidentes de PT e Novo em Minas sobre o embate entre Haddad e Zema

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse