A Codemge vai começar, ainda em julho, as obras de reparo dos elevadores dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa. Todos os 58 elevadores passarão por reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos.
Cronograma das Obras
- Primeira Etapa: 24 elevadores serão reparados até setembro.
- Segunda Etapa: Outros 24 elevadores terão suas inconformidades corrigidas até novembro.
- Conclusão: Os últimos 10 elevadores do prédio Gerais serão entregues em dezembro.
A falha nos elevadores fez com que servidores estaduais tivessem de adotar o regime de teletrabalho.
Com a conclusão das obras, os elevadores devem voltar a operar de forma segura. A Codemge garantiu que as intervenções causarão o mínimo de impacto nas atividades diárias dos edifícios.
A expectativa é que as reformas solucionem definitivamente os problemas estruturais.
Como já mostrou O Fator, a obra tem registrado episódios de divergências no Estado. Um caminho inicialmente pensado era fazer com que a companhia assumisse, por meio de uma minuta, a responsabilidade pelo “vício de obra” nos problemas estruturais que causaram a interrupção do funcionamento dos elevadores. A recusa da proposta por parte de técnicos da empresa aconteceu por falta de documentos e laudos que comprovassem a hipótese.
Depois disso, uma solução foi encontrada, e, como já mostrou a reportagem, a Codemge assumiu os custos e a coordenação das obras. A estatal também ficou responsável por contratar uma empresa que será responsável pela elaboração de um estudo para a identificação do real motivo do problema.