O Fator é finalista de prêmio nacional sobre jornalismo e integridade

Reportagem destrincha a trajetória de Lucas Ganem, eleito vereador em BH mesmo morando em São Paulo
O Fator
O Fator concorre em categoria do Prêmio INAC.

O Fator está entre os finalistas do 5º Prêmio INAC de Integridade. O reconhecimento chega na edição que celebra os 10 anos do Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), que buscou destacar iniciativas que combatem irregularidades e promovem a transparência no país. Mais de 200 projetos foram inscritos na premiação.

A reportagem finalista na categoria Comunicadores Locais analisa a trajetória e as estratégias de campanha de Lucas Ganem (Podemos), eleito vereador em Belo Horizonte mesmo residindo em São Paulo (SP), sem histórico de moradia ou vínculo aparente com a capital mineira. O material, assinado pelos jornalistas Lucas Ragazzi e Guilherme Peixoto, detalha a estrutura familiar do grupo político conhecido como “família Ganem” – que inclui parlamentares eleitos em diferentes cidades do Brasil, em muitos casos utilizando sobrenomes e estratégias de comunicação semelhantes. Segundo a matéria, Lucas Ganem transferiu o domicílio eleitoral para Belo Horizonte pouco antes do prazo legal, indicando como residência um imóvel registrado em nome de terceiro.

O trabalho investigativo de O Fator destaca ainda como a documentação apresentada por Ganem foi considerada regular pelos órgãos eleitorais, apesar da ausência de vínculos residenciais claros com Belo Horizonte. O texto aborda a presença de membros da família em cargos administrativos em órgãos públicos e privados, além de apontar semelhanças nas campanhas, com perfis nas redes sociais estruturados em temas recorrentes, como a causa animal, saúde mental e segurança pública.

A matéria também aborda o uso de fornecedores e consultorias em comum nas campanhas eleitorais dos Ganem e as críticas recebidas por atuação de indicados do grupo em cargos públicos e privados. A reportagem expõe ainda o padrão de adotar o sobrenome Ganem como tática eleitoral, mesmo entre candidatos sem ligação sanguínea direta com a família.

A comissão do Prêmio INAC selecionou o trabalho de O Fator entre projetos que promovem o enfrentamento à corrupção por meio do jornalismo independente e de qualidade.

O vencedor será anunciado no dia 16 de junho, durante cerimônia no Teatro Municipal de São Paulo.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse