O novo pedido de Zema a Arthur Lira

Governador está na capital federal para conversar sobre programa de refinanciamento de dívidas estaduais
Zema e Arthur Lira
Lira recebeu Zema para reunião nesta quarta-feira (23). Foto: Divulgação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se reuniu nesta quarta-feira (23) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em Brasília (DF). O encontro serviu para que Zema pedisse, a Lira, que a Câmara paute o projeto sobre a renegociação das dívidas dos estados com a União. O texto foi aprovado pelo Senado Federal em agosto, mas ainda precisa do aval dos deputados. Lira ainda não definiu um relator para o processo de análise da proposta.

Segundo apurou O Fator, Zema vai aproveitar a passagem pela capital federal para se reunir com o presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autor do plano de refinanciamento dos passivos.

A reunião com o presidente da Câmara, por sua vez, chamou a atenção de interlocutores da capital federal, porque, quando o projeto de Pacheco começou a ser debatido, no ano passado, Zema chegou a chamar a proposta de “falação”.

O governador está na capital federal acompanhado dos secretários Gustavo Valadares (Governo), Marcelo Aro (Casa Civil), Luísa Barreto (Planejamento e Gestão) e Marcel Beghini (Secretaria-Geral). O Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), tema da conversa com Lira, tem como pilar a federalização de ativos estaduais. O repasse dos ativos à União serviria para abater parte dos débitos locais.

O ministro Antonio Anastasia, do Tribunal de Contas da União (TCU), também se encontrou com a comitiva do governo mineiro.

Até a sanção do Propag, o Palácio Tiradentes vai pagar a dívida bilionária com a União como se tivesse aderido ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A primeira parcela encaminhada à União foi depositada neste mês e gira em torno de R$ 286,7 milhões.

Leia também:

A quadrilha que causou ‘tensão’ entre um deputado e a Polícia Legislativa da ALMG

Prefeito acusa Samarco de descumprir prazos para obras corretivas no entorno de Candonga

Os dados alarmantes do relatório final de fiscalização do TCE em unidades de saúde de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse