O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se reuniu nesta quarta-feira (23) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em Brasília (DF). O encontro serviu para que Zema pedisse, a Lira, que a Câmara paute o projeto sobre a renegociação das dívidas dos estados com a União. O texto foi aprovado pelo Senado Federal em agosto, mas ainda precisa do aval dos deputados. Lira ainda não definiu um relator para o processo de análise da proposta.
Segundo apurou O Fator, Zema vai aproveitar a passagem pela capital federal para se reunir com o presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autor do plano de refinanciamento dos passivos.
A reunião com o presidente da Câmara, por sua vez, chamou a atenção de interlocutores da capital federal, porque, quando o projeto de Pacheco começou a ser debatido, no ano passado, Zema chegou a chamar a proposta de “falação”.
O governador está na capital federal acompanhado dos secretários Gustavo Valadares (Governo), Marcelo Aro (Casa Civil), Luísa Barreto (Planejamento e Gestão) e Marcel Beghini (Secretaria-Geral). O Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), tema da conversa com Lira, tem como pilar a federalização de ativos estaduais. O repasse dos ativos à União serviria para abater parte dos débitos locais.
O ministro Antonio Anastasia, do Tribunal de Contas da União (TCU), também se encontrou com a comitiva do governo mineiro.
Até a sanção do Propag, o Palácio Tiradentes vai pagar a dívida bilionária com a União como se tivesse aderido ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A primeira parcela encaminhada à União foi depositada neste mês e gira em torno de R$ 286,7 milhões.