Lideranças do PV em Minas Gerais querem convencer o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (sem partido) a lançar uma pré-candidatura ao governo do estado. As articulações são no sentido de apresentar a proposta a Lacerda em fevereiro, durante reunião para tratar de uma possível filiação ao partido. A ideia é que caciques da Executiva nacional da sigla também participem do encontro.
Sob reservas, um interlocutor do PV lembrou a caminhada frustrada de Lacerda ao Palácio Tiradentes em 2018. À época, o ex-prefeito estava filiado ao PSB e se preparava para disputar a corrida que acabou vencida por Romeu Zema (Novo). A direção nacional do partido, contudo, vetou a chapa por causa de um acordo com o PT, que pleiteava a reeleição de Fernando Pimentel.
“Nós sempre tivemos muito claro que aquela eleição seria vencida pelo Marcio Lacerda. Por isso, queremos convidar o ex-prefeito de BH para um reencontro com a história”, disse a fonte.
A movimentação do PV por Lacerda é parte das tentativas de aliados mineiros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de construir um palanque estadual para a reeleição do chefe do Executivo federal.
Sem um candidato natural no próprio PT, lideranças petistas e dirigentes dos partidos próximos a Lula têm conversas com o senador Rodrigo Pacheco (PSD), com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), e com o também ex-prefeito de BH Alexandre Kalil (PDT).
A reportagem buscou contato com Marcio Lacerda. Não houve retorno, mas o espaço segue aberto.