O primeiro dia de Juliano Lopes como prefeito em exercício de BH

Presidente do Legislativo municipal reservou a segunda-feira (7) para reuniões com aliados e vereadores
Juliano Lopes
Esta é a primeira vez em quinze anos que o presidente da Câmara Municipal assume interinamente a Prefeitura de Belo Horizonte. Foto: Cristina Medeiros/CMBH

O primeiro dia do presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes (Podemos), como prefeito em exercício de Belo Horizonte, foi marcado por homenagens e conversas com colegas do Legislativo municipal. Na tarde dessa segunda-feira (7), Juliano recebeu vereadores para uma reunião no edifício-sede da prefeitura. Antes, cumpriu agenda com os líderes de seu grupo político: o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP), e a deputada federal Nely Aquino (Podemos).

Alguns dos vereadores mais próximos a Lopes participaram do encontro com Aro e Nely, que foi tratado como uma visita de cortesia da dupla ao prefeito em exercício.

Na agenda aberta a todos os vereadores, pouco mais de 20 parlamentares participaram. Segundo presentes, a reunião serviu para celebrar a atual parceria entre prefeitura e Câmara Municipal. A recente proximidade entre Executivo e Legislativo é, entre outros fatores, resultado dos diálogos entre o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) e Marcelo Aro.

Na última semana, Damião nomeou Rubão (Podemos), como secretário municipal de Esportes e Lazer, e Marcos Crispim (DC), coordenador de Vilas e Favelas. Os dois ex-vereadores foram indicados pela “Família Aro”. Nos corredores da Câmara Municipal, calcula-se que o grupo político liderado pelo secretário de Estado de Governo tem ao menos doze parlamentares ‘fiéis’.

Ausências

O prefeito em exercício convidou todos os vereadores para o encontro na Prefeitura. As ausências mais notadas foram da chamada bancada de esquerda. Pedro Rousseff foi o único dos quatro representantes do PT na Câmara a participar. Ao lado dele, esteve Edmar Branco (PCdoB). A bancada do Psol não enviou participantes.

Juliano Lopes, cabe lembrar, chefia interinamente o Executivo porque Álvaro Damião está em viagem oficial ao Peru para participar de um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse