As conversas entre o Novo e o Republicanos por uma aliança na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) terão o sábado (3) como ato final. Isso porque a data, reservada para as convenções dos dois partidos, vai servir para oficializar a unificação das pré-candidaturas da ex-secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto (Novo), e do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos). Nos termos da costura, Tramonte será o cabeça da chapa, tendo Luísa como vice.
Nesta quarta-feira (31), representantes de Novo e Republicanos se reuniram para um almoço na Cidade Administrativa. A conversa foi positivamente avaliada por interlocutores de parte a parte ouvidos por O Fator. A ideia é utilizar o prazo até sábado para ajustar detalhes pontuais e caminhar para a proclamação da aliança.
Como já mostrou a reportagem, o acordo para a filiação do ex-prefeito Alexandre Kalil ao Republicanos fez com que aliados do Novo tentassem demover o partido de uma coligação com o partido da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). Pesou, porém, a avaliação da ala favorável às articulações, que conseguiu manter a costura de pé.