A ministra da Saúde, Nísia Trindade, realizou nesta sexta-feira (10) a primeira visita de um titular da pasta à sede da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em Belo Horizonte. O compromisso foi precedido por um almoço com o governador Romeu Zema (Novo).
Durante a reunião na SES-MG, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, apresentou as principais iniciativas em andamento no estado, como o programa de redução da fila de cirurgias eletivas e o projeto para o uso de drones no combate à dengue. Também foram expostos dados sobre a construção de unidades básicas de saúde e a expansão da rede hospitalar regional.
Segundo Baccheretti, que integra o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), a experiência mineira pode servir de referência para outras unidades da federação. “Por sermos o estado com maior número de municípios, 853, conseguimos refletir bem o país como um todo. Se uma política funciona em Minas, possivelmente funcionará em qualquer outro lugar”, afirmou, a O Fator.
O encontro entre a ministra e o governador Zema ocorreu em meio às articulações entre governo federal e estados para a implementação de políticas públicas de saúde. Minas Gerais tem se destacado por projetos inovadores na área, tendo o secretário Baccheretti sido reconhecido com uma medalha concedida pela União.
A agenda da ministra em Belo Horizonte incluiu ainda reuniões técnicas com a equipe da secretaria estadual para alinhamento de ações conjuntas entre União e estado na área da saúde.
Depois das atividades na capital, Nísia cumpriu compromisso em Contagem.