Mesmo sem ainda ter sido nomeado secretário de Educação de Minas Gerais, o ex-ministro Rossieli Soares já é figura frequente nas dependências da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Pelo que apurou O Fator, Rossieli aproveitou os últimos dias para ir à sede do governo estadual a fim de se reunir com representantes de diferentes setores da Educação. A ideia dos encontros é obter um panorama dos setores da pasta antes de tomadas de decisão.
Ainda segundo soube a reportagem, a expectativa é que a nomeação de Rossieli — e a consequente exoneração de Igor Alvarenga — aconteçam ainda nesta semana. A posse, por sua vez, está agendada para 6 de agosto.
A troca de Alvarenga por Rossieli foi defendida, nos bastidores do Palácio Tiradentes, pelo vice-governador Mateus Simões (Novo). O novo secretário, que ocupou assento na Esplanada dos Ministérios durante o governo de Michel Temer (MDB), já havia sido sondado pela equipe de Romeu Zema (Novo) entre o fim de 2022 e o início de 2023.
Antes de se mudar para Minas, Rossieli era secretário de Educação do Pará. Ele pediu demissão do cargo no mês passado. Antes, atuou no governo amazonense e em São Paulo.
