Organizada para tratar de ações referentes à segurança alimentar em Belo Horizonte, a reunião entre o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI), nessa segunda-feira (22), serviu para debater outros temas.
Segundo O Fator apurou, Damião aproveitou um encontro reservado, ocorrido antes da abertura de um encontro sobre estratégias alimentares, para conversar com o ministro sobre a população em situação de rua da cidade e os catadores de materiais recicláveis.
A ideia é buscar, junto ao governo federal, apoio para desenvolver políticas públicas em prol desses grupos.
Dias, a propósito, foi à Prefeitura de BH acompanhado por um representante de Minas Gerais no governo federal: André Quintão, secretário nacional de Assistência Social, setor ligado ao ministério chefiado pelo ex-governador do Piauí.
Em público, governo federal e Prefeitura de BH firmaram convênios para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na capital mineira. A iniciativa prevê o repasse de R$ 500 mil a municípios a fim de subsidiar a compra de itens alimentícios produzidos por agricultores familiares.
O acordo abrange ainda a implantação, em BH, dos chamados “Sisteminhas”, engrenagem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que permite a produção de alimentos em espaços urbanos de dimensões reduzidas.
