Para abrigar aliados, Prefeitura de BH estuda criar diretorias regionais em nova coordenadoria

Possibilidade de definir lideranças locais para o setor de Vilas e Favelas é avaliada pelo Executivo municipal
Foto mostra a Prefeitura de BH
Prefeitura de BH estuda possibilidade para 'turbinar' Coordenadoria de Vilas e Favelas. Foto: Guilherme Peixoto/O Fator

Parte da reforma administrativa sancionada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em fevereiro, a Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas pode ganhar novos cargos. Segundo apurou O Fator, o Executivo municipal avalia editar um decreto autorizando a criação de pelo menos mais nove cargos na administração municipal. Se saírem do campo das ideias, os postos estarão ligados à coordenadoria. O plano é criar nove diretorias regionais para o setor.

Na versão original da reforma, aprovada pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado, não há previsão de criação de diretorias regionais para a coordenadoria. 

Segundo afirmam, sob reservas, pessoas próximas ao núcleo político da gestão liderada pelo prefeito licenciado Fuad Noman (PSD), a criação dos novos cargos comissionados será uma estratégia da administração belo-horizontina para nomear aliados, especialmente candidatos a vereador que não foram eleitos para a Câmara em 2024. 

Nomes como o do ex-vereador Gilson Guimarães (PSB) e do suplente Breno Nolasco (Podemos) ganham força nos bastidores para assumir cargos na Coordenadoria de Vilas e Favelas. Eles são cotados, respectivamente, para as diretorias regionais Centro-Sul e Venda Nova.

Guimarães tem atuação política baseada na região do Aglomerado da Serra, enquanto Nolasco foi o segundo candidato a vereador mais votado em Venda Nova. 

O Fator questionou a prefeitura sobre os possíveis novos cargos. O espaço segue aberto para manifestação.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse