PF mira vice-prefeito e vereadores em operação contra compra de votos no interior de MG

Investigação apura se políticos distribuíram caixas d’água para conquistar eleitores
Durante as diligências, a PF apreendeu celulares e documentos que podem comprovar a prática criminosa. Foto: Divulgação
Durante as diligências, a PF apreendeu celulares e documentos que podem comprovar a prática criminosa. Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (24) a Operação Blue Box, que investiga um esquema de compra de votos na cidade de Monte Azul, no Norte de Minas. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, tendo como alvos o vice-prefeito Edilson Rocha (PRD), o vereador Silvio Araujo (PCdoB), o candidato a vereador Deone dos Teclados (Avante) e um quarto suspeito apontado como intermediário do grupo político.

A investigação teve início após denúncias de que candidatos estariam distribuindo caixas d’água da Prefeitura Municipal para eleitores em troca de votos nas eleições municipais de 2024. Entre os investigados estão o vice-prefeito Edilson Rocha, candidato a reeleição a vice na chapa do prefeito Paulo Dias Moreira (MDB) – até aqui, o prefeito não consta como investigado no inquérito. Eles não conseguiram se reeleger.

Já o vereador Silvio Araújo e o candidato Deone dos Teclados conseguiram uma cadeira na Câmara de Monte Azul.

Durante as diligências, a PF apreendeu celulares e documentos que podem comprovar a prática criminosa. Um dos alvos, que se encontrava na Bahia no momento da operação, também teve seu aparelho celular apreendido graças à ação coordenada entre as forças policiais dos dois estados.

Os vereadores investigados, incluindo o presidente da Câmara, conseguiram se reeleger. A operação visa coletar provas do delito de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

O caso segue sob investigação da Polícia Federal, que analisa o material apreendido para fundamentar as próximas etapas da investigação.

Leia também:

Tribunal propõe mediação entre Poderes para resolver impasse do teto de gastos em Minas

PSDB sonda suplente para cargo na Prefeitura de BH

OAB de Minas já definiu quando votará lista para a vaga de desembargador do TJMG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse