O PL estuda lançar um candidato próprio à presidência da Câmara Municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Caso a iniciativa saia do papel, o escolhido será o vereador eleito Mauricinho do Sanduiche. A eleição para a Mesa Diretora da Casa está marcada para esta quarta-feira (1°). Por ora, apenas Bruno Barreiro (PV) registrou uma chapa para concorrer ao comando do Legislativo.
A ideia do PL é lançar uma candidatura avulsa de Mauricinho, sem apontar concorrentes aos outros cargos da Mesa, como as duas vice-presidências. O movimento é encabeçado pelo deputado federal Junio Amaral, que enfrentou a prefeita reeleita Marília Campos (PT) na eleição de outubro.
“A Câmara de Contagem se colocou na coleira da prefeitura nos últimos anos. Vejo como indispensável uma candidatura que represente a verdadeira independência dos poderes. Não precisaria ser necessariamente do PL, mas como todos se curvaram à candidatura vinculada ao PT, é necessário fazer a nossa parte, o cidadão merece respeito e Mauricinho representa isso”, disse Junio, à reportagem, em menção ao fato de Barreiro ter o apoio de governistas.
Antes do movimento do PL, a candidatura de Bruno Barreiro havia ganhado o status de chapa de consenso na Câmara de Contagem, uma vez que reúne, além do parlamentar do PV, vereadores de outros quatro partidos: PDT, MDB, União Brasil e PRD.
Em 2025, o PL terá três das 25 cadeiras da Câmara Municipal. A federação formada por PT, PCdoB e PV, por sua vez, ficou com cinco assentos.