Por que o encontro entre Zema e Milei não saiu do papel

Evento em São Paulo reúne quatro governadores que são cotados como possíveis candidatos à Presidência em 2026
Milei era esperado para participar do evento em São Paulo. Foto: Agência Brasil

Não foi dessa vez que aconteceu o encontro entre o governador Romeu Zema (Novo) e o presidente da Argentina, Javier Milei. A expectativa era de que os dois estivessem juntos nesta quarta-feira (13), em São Paulo, mas o líder argentino, por motivos de agenda, não conseguiu vir ao Brasil.

Segundo revelou a coluna de Lauro Jardim, do O Globo, Milei cancelou a viagem ao Brasil por mudanças na sua agenda oficial, comunicadas pela embaixada argentina há alguns dias.

Milei participaria do “President’s Day”, evento fechado que reuniria cerca de 500 empresários, acionistas e executivos de grandes companhias. Além de Zema, estavam confirmados os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Jr (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União-GO) — todos apontados como potenciais candidatos à Presidência em 2026.

O presidente argentino também receberia, em cerimônia à parte, o prêmio “Economista do Ano” da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), que seria entregue pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Em vez disso, representantes da OEB viajaram a Buenos Aires nesta segunda-feira (11) para entregar a honraria pessoalmente. A Casa Rosada registrou o encontro, e a placa levada à Argentina manteve a data original de 13 de agosto.

Embora a justificativa oficial tenha sido conflito de agenda, organizadores apontaram, segundo Lauro Jardim, que uma das razões para o cancelamento é a proximidade das eleições legislativas da Província de Buenos Aires, marcadas para 7 de setembro. Milei tem dedicado atenção especial ao pleito, considerado estratégico na disputa contra o peronismo no maior colégio eleitoral do país.

O cancelamento também ocorre em meio à escalada comercial provocada pelo anúncio de sobretaxas aplicadas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros — medida anunciada após a confirmação inicial da viagem de Milei.

A embaixada argentina informou que o presidente deverá vir ao Brasil em novembro, durante a COP30, em Belém (PA).

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse