Por que vereadores de BH têm chamado evento da prefeitura de ‘Feirão do Damião’

Onze dias antes de sua realização, iniciativa já é alvo de críticas nos corredores da Câmara Municipal
Damião está há cinco meses à frente da Prefeitura de BH, desde que tomou posse definitivamente, em 3 de abril. Foto: Rodrigo Clemente/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte prepara um evento para detalhar, a vereadores e assessores, as opções de empenho de recursos públicos presentes no chamado “cardápio” de emendas impositivas. A atividade, batizada de Mostra de Emendas Impositivas Municipais na Prática, ganhou, nos corredores da Câmara Municipal (CMBH), o apelido de “Feirão do Damião”, em menção ao prefeito Álvaro Damião (União Brasil).

Como O Fator já mostrou, parlamentares demonstram resistência ao “cardápio” de emendas. A prefeitura tenta aplacar a insatisfação dos vereadores com a ideia alegando que, caso os integrantes do Legislativo escolham destinar verba para as obras e projetos pré-selecionados pelo Executivo, haverá mais agilidade na conclusão das intervenções

A Mostra de Emendas Impositivas está marcada para o dia 16 de setembro, no edifício-sede da prefeitura. A organização do evento cabe à Subsecretaria de Emendas Parlamentares Municipais, ligada à pasta de Governo.

“Será um espaço de diálogo e transparência, destinado a fortalecer o processo de destinação das emendas e a estreitar a relação entre Executivo e Legislativo, em benefício da população de Belo Horizonte”, lê-se em trecho de convite encaminhado pela equipe de Damião aos vereadores.

Leia também:

O deputado mineiro que vai para o 8º ano seguido como líder na Câmara

Líder do ranking dos royalties da mineração, Minas pode perder posto para o Pará

A ausência notada no ato que oficializou aval para doação do Hospital de Divinópolis à União

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse