Segundo mais votado na eleição para a lista tríplice da Procuradoria-Geral de Justiça em 2020, o promotor José Carlos Fernandes Júnior, da Comarca de Uberaba, deve declarar apoio à candidatura de Carlos André Mariani Bittencourt na disputa deste ano.
A reportagem apurou que Fernandes Júnior deve, em breve, fazer o anúncio. Na terça (1º), o atual procurador-geral, Jarbas Soares Jr., anunciou que Mariani será seu candidato à sucessão. A escolha gerou turbulência interna com alguns membros do MPMG que também pretendiam se candidatar ao posto, como mostrou O Fator.
José Carlos Fernandes é considerado uma liderança-chave no MPMG, principalmente entre as Comarcas do interior. Na abertura do último Congresso Estadual do MPMG, em Belo Horizonte, ele também foi citado nominalmente por Mateus Simões como “exemplo de membro do Ministério Público que contribui para o avanço da sociedade”.
Além de Mariani, outro nome já colocado para a disputa é o do procurador Marcos Tofani. Ele é apoiado pelo grupo ligado ao ex-procurador-geral Antônio Sérgio Tonet.