Quatorze pesquisas sobre a eleição em BH serão divulgadas nesta semana; saiba datas

A seis dias do 1° turno, institutos preparam a publicação de levantamentos a respeito da disputa pela prefeitura
Levantamento foi feito pela CNM. Foto: TRE-MG Divulgação

A disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pode receber uma “enxurrada” de pesquisas de intenção de voto nos últimos seis dias antes do primeiro turno da votação, marcada para domingo (6). Levantamento feito por O Fator no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta o registro de 14 sondagens eleitorais com divulgação prevista para esta semana.

Nesta segunda-feira (30), por exemplo, o jornal “Estado de Minas” divulgou levantamento da Opus Consultoria, enquanto a “TV Globo” vai publicar uma pesquisa feita pela Quaest.

Para a próxima quarta-feira (2), há previsão de outros três levantamentos: do Instituto 100 Cidades, da 121 Labs Tecnologia e da Grandi Soluções em Tecnologia. No sistema do TSE, também consta a previsão de divulgação de outras duas pesquisas para quinta-feira (3): do Instituto Veritá e do Datafolha.

Na sexta-feira (4), estão previstas outras três pesquisas: do Datafolha, da Real Time Big Data e da Boas e Boas Consultoria/Doxa Instituto de Pesquisas.

Na véspera da votação, sábado (5) — último dia em que a legislação permite a divulgação de pesquisas — quatro institutos poderão apresentar os números de seus levantamentos: Quaest, AtlasIntel, 100 Cidades e Didática.

Esta segunda é o último dia para o registro de pesquisas a respeito do 1° turno. Embora o ato do registro dos levantamentos do junto ao TSE tenha de apontar os dados previstos para a divulgação, as sondagens não precisam, necessariamente, ser tornadas públicas. Há a possibilidade de contratar institutos para coletar estatísticas voltadas ao consumo interno das campanhas.

Leia também:

Deputados vão votar projeto de refinanciamento das dívidas estaduais nesta terça-feira (10)

O Propag e a ‘batalha’ por fatias do orçamento de Minas para 2025

Após 5 meses, comissão aprova relatório crítico ao acordo da Vale em Brumadinho

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse