Relator pede afastamento de Janones por provocar Nikolas

Sessão do Conselho de Ética está marcada para 13h de hoje
Janones no plenário
Janones cercado por deputados no plenário ao gravar vídeo durante discurso de Nikolas: pedido de afastamento. Reprodução/TV Câmara/YouTube

O deputado federal Fausto Santos Jr. (União-AM) apresentou nesta terça (15) parecer ao Conselho de Ética pedindo o afastamento de André Janones (Avante-MG) por três meses por provocar Nikolas Ferreira (PL-MG) durante sessão do plenário.

A representação contra Janones foi apresentada pelo próprio Hugo Motta, com base em denúncia do líder do PL, Sóstenes Cavalcante. Motta pediu afastamento de seis meses, mas Fausto reduziu a pena.

Esse procedimento não era comum. Apenas os partidos políticos entravam com representações no Conselho de Ética. No ano passado, o então presidente Arthur Lira mudou o regimento, dando mais poderes à Mesa Diretora para punir os deputados.

Segundo a representação, Janones provocou “abertamente a bancada” do PL e “proferi[u] manifestações gravemente ofensivas” a Nikolas.

O episódio foi na quarta passada (9). Nikolas discursava, quando Janones começou a gravar um vídeo selfie, com Nikolas no fundo.

Pela transmissão da TV Câmara, não é possível ouvir o que Janones dizia. Um vídeo publicado por Carlos Jordy mostra Janones xingando um deputado de “verme”. Ele diz que outro está “com a boca fedendo” e chama outro de “Ñoño”, o menino gordo do seriado Chaves. Janones provoca ainda: “me bate”, e dá alguns tapas na própria cara. Depois: “vem cá, machão”.

O próprio Janones também foi agredido. Vídeo mostra Cabo Gilberto (PL-PB) dando uma joelhada em Janones pelas costas.

Nikolas disse no plenário: “Peço (…) que a esquerda, que sempre defende a democracia, que tome conta dessa pessoa, que tá rachando a nossa plenária aqui”.

Minutos depois, Nikolas acrescentou ao microfone: “Tá aqui deferindo palavras inclusive homofóbicas, xingado deputados aqui de viado (…) É lamentável ter um tipo de pessoa como essa nessa Casa, espero que o Congresso seja mais respeitado”.

Se houver pedido de vista, o parecer não será votado na sessão de hoje, marcada para 13h.

Leia mais:

O novo emprego do cunhado de Nikolas Ferreira

Justiça concede medida protetiva contra Janones por suposta divulgação de fotos íntimas de prefeita

Janones confessa ‘rachadinha’ em acordo com a PGR

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse