O ex-deputado federal Felipe Saliba (PRD) ganhou a queda de braço com o Partido dos Trabalhadores (PT) de Contagem, pela conquista do apoio do Republicanos na eleição municipal de outubro. A aliança com Saliba foi anunciada nesta terça-feira (18) pelo deputado federal Euclydes Pettersen, presidente do Republicanos em Minas Gerais.
“Hoje, ele (Saliba) é o nosso pré-candidato a prefeito da cidade de Contagem. Quero falar do apoio do Republicanos e da nossa equipe. Vamos estar de mãos dadas”, disse Pettersen.
O anúncio tende a pôr fim à disputa que se travava entre a coordenação política do ex-deputado federal e os interlocutores da prefeita de Contagem.
Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, o Republicanos é um partido considerado importante no xadrez eleitoral em Contagem. Prova disso é que, nas últimas semanas, as articulações saíram da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e chegaram a Brasília (DF).
Houve sinalizações do PRD e do PT de que uma eventual aliança em solo contagense poderia passar até mesmo pela disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Isso porque o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, é um dos postulantes ao cargo.
Fratura interna
Embora Saliba tenha conseguido o apoio da legenda, o Republicanos em Contagem deve caminhar “partido”, com parte das suas lideranças apoiando a reeleição de Marília Campos.
Isso porque, embora Saliba tenha o apoio de Euclydes Pettersen, durante as conversas, a atual prefeita teve o apoio da presidente da legenda em Contagem, a vereadora Daisy Silva. Ela é ligada ao deputado federal Gilberto Abramo, ex-presidente estadual do Republicanos e bispo da Igreja Universal.
Nos bastidores, a vereadora tem dito que, independentemente dos rumos do Republicanos, ela endossará, pessoalmente, a campanha à reeleição de Marília. À reportagem, Dayse se limitou a afirmar que se manifestará “no tempo certo” a respeito do tema.
Já o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), já declarou apoio a outro candidato a prefeito em Contagem, o deputado federal Junio Amaral (PL).