Sanitarista Gonzalo Vecina vai coordenar estudos sobre remodelagem da Funed

Médico atuará no âmbito de contrato da entidade mineira com a Fundação Getúlio Vargas
O sanitarista Gonzalo Vecina
O sanitarista Gonzalo Vecina. Foto: Secretaria de Saúde do Espírito Santo/Reprodução

A presença do sanitarista Gonzalo Vecina na comitiva enviada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para visitar, na semana passada, as instalações da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, não foi um mero gesto de cortesia. Pelo que soube O Fator, Vecina será o coordenador da comissão montada pela FGV para supervisionar o processo de remodelagem do modelo de gestão da entidade mineira.

Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e do mestrado da FGV, Vecina ajudou a fundar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já a presidiu. 

Como a reportagem vem mostrando, a Funed e a FGV atuam para analisar a possibilidade de a fundação ligada ao governo de Minas Gerais deixar de ser uma entidade autárquica de direito público. O entendimento é que o modelo trava processos como a compra de insumos e a assinatura de contratos. 

A Funed tem, como carro-chefe, a produção de soros para combater os efeitos do envenenamento por animais peçonhentos. Os compostos voltaram a ser fabricados neste ano, após hiato de quase uma década

Uma das possibilidades à mesa da Funed é a transformação da autarquia em uma empresa pública, modelo seguido, por exemplo, pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Os estudos da FGV sobre a Funed, previstos para durar 12 meses, terão custo aproximado de R$ 3,6 milhões.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse