O deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (4). O emedebista, que chefia o Parlamento desde fevereiro do ano passado, seguirá no cargo até o fim desta legislatura, em 31 de janeiro de 2026.
Tadeu encabeçou chapa única. A atual vice-presidente, Leninha (PT), também foi reeleita. Houve mudança em apenas um dos cargos da Mesa Diretora, o de 1° Secretário. Antônio Carlos Arantes, do PL, não concorreu à recondução. Seu substituto será Gustavo Santana, filiado ao mesmo partido.
Além de Tadeu, Leninha e Santana, a Mesa da Assembleia do próximo biênio será composta por Duarte Bechir, do PSD, como 2° vice-presidente, Betinho Pinto Coelho, do PV, como 3° vice-presidente, Alencar da Silveira Júnior (PDT), como 2° Secretário, e João Vítor Xavier (Cidadania), como 3° Secretário.
A reeleição do presidente da Assembleia amplia a escrita de reconduções dos chefes do Legislativo mineiro. A série começa em 2007, quando Alberto Pinto Coelho iniciou mandato à frente da Mesa Diretora da Casa, ficando até 2011. Ele foi sucedido por Dinis Pinheiro (2011 a 2015), Adalclever Lopes (2015 a 2019) e Agostinho Patrus (2019 a 2023).
Divisão no PL
A única disputa pelos cargos da Mesa Diretora aconteceu nos bastidores, porque não foi levada ao plenário. O embate foi protagonizado por Antônio Carlos Arantes e Gustavo Santana.
Arantes chegou a ensaiar uma candidatura avulsa ao cargo de 1° Secretário, mas desistiu da empreitada e votou no correligionário.