Viana deixa a presidência do Podemos em BH menos de dois meses após posse

Aliados do senador afirmam que mudança no comando da sigla não altera planos do parlamentar de disputar a prefeitura em outubro
O senador Carlos Viana
Carlos Viana é o pré-candidato do Podemos à Prefeitura de BH. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Pré-candidato do Podemos à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o senador Carlos Viana deixou a presidência municipal do partido menos de dois meses depois de ter assumido o cargo. Segundo consulta ao sistema da Justiça Eleitoral, feita nesta segunda-feira (1°) por O Fator, o presidente do Podemos em BH, agora, é Rony Rinco Rodrigues. Rony é marido da deputada federal Nely Aquino, também filiada ao Podemos.

Interlocutores de Viana afirmaram, à reportagem, que a mudança no comando do Podemos em BH não afeta os planos do senador de disputar a prefeitura.

Segundo eles, a pré-candidatura do parlamentar segue de pé e a substituição na presidência aconteceu apenas para que o parlamentar possa dar foco à ideia de tentar chegar ao Executivo municipal — enquanto Rony ficaria com a atribuição de cuidar da montagem da chapa de candidatos a vereador.

Paralelamente, filiados ao Podemos com mandato afirmaram ter descoberto a mudança por meio da imprensa. A reportagem procurou Nely Aquino, que preside o Podemos em Minas, para repercutir a troca, mas ainda não houve resposta. Em caso de retorno, este texto será atualizado.

A posse de Viana no comando do Podemos-BH, ocorrida no dia 11 de maio, contou, inclusive, com a participação do governador Romeu Zema (Novo). O partido tem boa relação com o poder Executivo estadual.

Outra mudança

O que mudou, também, foi a data da licença de Carlos Viana do Senado Federal. O parlamentar, que iria deixar o cargo temporariamente nesta terça-feira (2) para se dedicar à eleição em BH, postergou, pela segunda vez, a saída, agora prevista para o próximo dia 17 — na semana passada, a data havia sido reprogramada para o dia 10

Quando Viana se afastar do cargo, Castellar Neto, seu suplente, assumirá mandato interino como senador.

Leia também:

A opinião de um integrante do governo Lula sobre um referendo para tratar das vendas de Cemig e Copasa

Vereadora aciona Justiça para tentar barrar reforma administrativa proposta pela Prefeitura de BH

A data da votação final da reforma administrativa de Fuad na Câmara de BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse