O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), não viajará a São Paulo (SP) para participar da manifestação a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no domingo (3). O ato, marcado para a Avenida Paulista, terá, ainda, protestos contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
A ausência de Zema foi confirmada a O Fator por interlocutores do governador mineiro.
O vice-governador do estado, Mateus Simões (Novo), também desfalcará o evento. Simões está no exterior, participando de um curso oferecido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Zema e Simões têm buscado alinhamento a Bolsonaro e estiveram ao lado do capitão reformado em ocasiões recentes. O governador marcou presença em um ato na Paulista no mês retrasado. Dias antes, o vice-chefe do Executivo recebeu o ex-presidente na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Enquanto Zema é pré-candidato à Presidência da República, Simões é pré-candidato ao governo do estado. Ele, inclusive, sinalizou a Bolsonaro a intenção de ter o PL em sua chapa. Nesse cenário, os liberais teriam a prerrogativa de indicar um dos dois postulantes ao Senado Federal.
Bolsonaro está inelegível pela Justiça Eleitoral. Na Suprema Corte, é réu em um inquérito sobre uma tentativa de golpe de Estado.
