Quando parar não faz parte do ‘cardápio’ de opções

Você pode conseguir o que quer ou pode apenas envelhecer
Envelhecer significa não morrer
Billy Joel: "você pode conseguir o que quer ou pode apenas envelhecer" (Foto: Divulgação/CBS)

Pois é. Eu e minhas citações e referências musicais. A de hoje é “Vienna”, de Billy Joel, simplesmente espetacular e, ao menos para mim, tocante e cheia de significados. Um trecho, em especial, é o motivo deste texto: “you can get what you want or you can just get old”. Traduzindo: “você pode conseguir o que quer ou pode apenas envelhecer”.

Outro dia escrevi sobre Joe Biden, após sua participação no debate presidencial promovido pela CNN americana. Não por ter “perdido”, pois Donald Trump é tão desprezível – também como oponente -, que ganhar ou perder importa menos do que “como perder”. A mim soa quase como desumano expor o presidente a tamanho constrangimento.

E não. Não é pela idade. Mas por incapacidade cognitiva (não confundir com incapacidade intelectual) e fragilidade física. Afirmo isso sem me preocupar com policiamento sobre etarismo. Quem me acompanha sabe que “ago e ando” para patrulhas ideológicas. Biden não reúne condições gerais para continuar em campanha; é o que acho. Pronto. Ponto.

Lado outro, a despeito de certas limitações físicas – e cognitivas -, e ainda, ocasionalmente, convivendo com doenças pontuais, mesmo que graves, conheço idosos ativos e em pleno gozo de suas faculdades mentais, que lutam, ou relutam, contra a tal aposentadoria”. E o motivo é simples: “você pode conseguir o que quer ou pode apenas envelhecer”.

Há quem escolha “apenas envelhecer”, e é legítimo, compreensível. Mas aos que escolhem “conseguir o que querem”, guardo especial carinho e atenção. Até porque, espero seguir o exemplo, e adoraria encontrar apoio, que é o que tento fazer a todo instante. Por isso, contem comigo, meus amigos – como é mesmo? – da “melhor idade”. Daqui a poucos anos, se Deus quiser, eu chego lá.

Leia também:

Presidente da Assembleia cobra apoio da União por liminar sobre dívida de Minas

Desembargador mantém competência de Belo Horizonte em recuperação judicial do Grupo Coteminas

Apologia a atos terroristas pode render multa de até R$ 20 mil em BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse