Vamos falar de render tributo, homenagear. O assunto é a persistência e determinação, relacionados ao feito histórico nas Olimpíadas de Inverno 2026, e o ator principal é Lucas Pinheiro Braathen.
Foram precisos 102 anos e 26 edições para que o Brasil conseguisse chegar a tão sonhada medalha nas Olimpíadas de Inverno. O ouro veio no sábado (14), em pleno Carnaval 2026, com Lucas Pinheiro Braathen, no slalom gigante, e coloca o Brasil na seleta lista de países do sul global campeões na Olimpíada de Inverno. Apenas oito países haviam conquistado medalhas no slalom gigante até então: Áustria, Suíça, Itália, França, Noruega, Estados Unidos, Suécia e Alemanha. Agora, o Brasil se junta a eles, sendo a única nação sem neve a alcançar tal feito. E ainda há quem insista em dormir abraçado com a convicção do impossível.
Lucas é filho de pai norueguês, viveu e treinou por tempos na Noruega, e conquistou pódios por aquele país. Foi às Olimpíadas de Inverno de 2022 pela Noruega, mas em 2023 resolveu parar.
Desiludido com o esporte e decidido a se aposentar em 2023, Lucas Pinheiro Braathen decidiu retornar em 2024, competindo pelo Brasil. Com persistência e determinação Lucas chegou às Olimpíadas de Inverno de 2026, sua segunda participação, agora representando o Brasil.
“O fato de estar trazendo a bandeira brasileira para o esqui alpino, um esporte em que este país incrível ainda não havia sido representado, parece uma representação verdadeira da minha missão de fazer a diferença”, comentou Lucas.
Bem, se até medalha de ouro nas Olimpíadas de inverno nós conquistamos, o Brasil pode fazer bonito também na redução de desigualdades e na promoção da justiça fiscal. Que os brasileiros ativistas em prol da redução das desigualdades, verdadeiros atletas olímpicos, continuem lutando em uma competição de autossuperação, com a certeza de que o que hoje é impossível amanhã pode ser uma lembrança do que foi superado, e que podemos fazer a diferença para mudar a realidade.
Por um Brasil mais justo e solidário, parabéns ao esporte olímpico brasileiro, em especial a Lucas Pinheiro Braathen.