Deputado mineiro quer ampliar voto em trânsito no Brasil e no exterior

Proposta começou a tramitar no fim de fevereiro na Câmara
Deputado Hercílio Coelho Diniz (MDB/MG) durante audiência na Câmara dos Deputados
Na última quarta-feira (14), no entanto, teria finalmente afirmado que não irá se licenciar mais. Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados vai analisar alterações nas regras do voto em trânsito. Entre as mudanças propostas está a ampliação da votação fora do Brasil. Ao invés de votar apenas para presidente, como é atualmente, a ideia é escolher Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital.

A proposta consta no projeto de lei 284/2024, de autoria do deputado estadual mineiro Hercílio Coelho Diniz (MDB/MG).  O parlamentar  propõe ainda que para organizar uma seção eleitoral no exterior, a necessidade mínima de 15 eleitores inscritos na circunscrição sob a jurisdição da Missão Diplomática ou do Consulado Geral.

Além disso, recomenda a revogação de incisos do artigo 233-A, permitindo aos eleitores em trânsito no território nacional o direito de votar para todos os cargos mencionados anteriormente.

Para Diniz, é importante os cidadãos brasileiros no exterior manter o vínculo com sua pátria, assegurando-lhes o direito fundamental ao voto. Destaca, ainda , que as restrições ao voto em trânsito devem ser mínimas e essenciais para preservar o sigilo do voto e a segurança do sistema eleitoral.

Leia também:

Vereadores aprovam projeto sobre retrofit do Centro de BH

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse