Dezenas de candidatos a prefeituras mineiras já utilizam, há semanas, as plataformas de redes sociais do Meta, como Facebook e Instagram, para veicular anúncios sobre candidaturas. O Fator fez um levantamento a partir da biblioteca de anúncios do Meta e destacou os 10 candidatos a prefeito que mais investiram na estratégia entre os dias 23 de julho e 23 de agosto (data mais atualizada dos dados):
O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Mauro Tramonte (Republicanos), é disparado quem mais gastou, até aqui, com anúncios na plataforma: R$ 134 mil, mais que o dobro do segundo colocado, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), que tenta a reeleição.
Na sequência, aparecem Coronel Sandro (PL), candidato Governador Valadares, tendo gasto R$ 26,7 mil no último mês, e Guti da Premoldados (PSD), de Brumadinho, com R$ 25 mil.
Renato Fraga (Republicanos), também em Valadares, usou R$ 23,5 mil. Já o vereador Professor Costela (PSB) candidato em Sabará, usou R$ 15,5 mil.
Laiz Soares (PSD), em Divinópolis, já registrou gastos de R$ 14 mil. O atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), usou R$ 13,5 mil na plataforma no último mês. Em sequência, aparecem Stella Nunes (MDB), candidata em Coronel Fabriciano, e Rodrigo Riera (PSD), em Itajubá.
Veja a lista completa dos 10 candidatos que mais registraram gastos com anúncios no Meta:
- Mauro Tramonte: 134 mil
- João Marcelo 51 mil
- Coronel Sandro 26,7 mil
- Guti da Premoldados 25
- Renato Fraga 23,5
- Professor Costela 15,5 mil
- Laiz Soares 14 mil
- Fuad Noman 13,5
- Stella Nunes 13 mil
- Rodrigo Riera 13