De pazes feitas com o deputado federal Luís Tibé, presidente nacional do Avante, a Prefeitura de Belo Horizonte continua a nomear pessoas ligadas ao grupo político do parlamentar. No sábado (24), foi vez do advogado Carlos Eduardo Araújo de Carvalho assumir a Diretoria Jurídica da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da capital.
Antes, Carvalho também atuou na Procuradoria-Geral do Município de Contagem durante a gestão de Alex de Freitas e, depois, foi diretor jurídico da Cohab Minas, na época em que Weber Oliveira Dias presidia a autarquia estatal. Nos dois casos, também havia sido indicado pelo grupo político que ronda Tibé.
A nomeação acontece por conta da reaproximação entre o Avante e o prefeito Fuad Noman (PSD). Em maio, o grupo político rompeu com a prefeitura depois que indicados foram exonerados da SLU sem aviso prévio. Depois, o município também tirou o ex-vereador Ronaldo Gontijo do cargo de Coordenador Adjunto da Regional Barreiro, também indicado pela legenda de Tibé.
Apesar do susto, Avante e Fuad parece terem resolvido os dilemas. O partido integra a coligação de apoio à reeleição do prefeito.
A propósito, o interesse do Avante em participar da gestão da SLU não é de hoje. No ano passado, um indicado do grupo, que também atuou na gestão Alex de Freitas, havia sido indicado para presidir a autarquia, mas não chegou a tomar posse depois que a imprensa noticiou que o indicado da época já havia sido investigado por supostas irregularidades quando atuava na Prefeitura de Contagem.