Levantamento contratado pelo O Fator, realizado pelo Instituto Ver em Raposos, entre os dias 28 e 30 de setembro com 400 eleitores, mostra que o candidato Guilherme Bitencourt, do Cidadania, lidera a corrida eleitoral à prefeitura da cidade, com 34,1% das intenções de voto na pesquisa estimulada – quando os nomes dos concorrentes são apresentados aos eleitores.
Em segundo lugar, com 25,9%, aparece Liliano Engenheiro (PSB), seguido por Natin da Auto Escola (PCdoB), com 13,3%, Pastor João Silva, do PL, com 9,4%, e Dei Bombeiro (PSD), com 6,6%. Os eleitores indecisos somam 6,3% e aqueles que pretendem não votar em ninguém ou votar branco/nulo são 4,5%. A margem de erro é de 4,9%, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa também ouviu os eleitores em outros quesitos. Perguntados sobre “quem vencerá a eleição, independentemente do seu voto”, Bitencourt obteve 40,4% e Liliano, 33,7%. O candidato mais conhecido é Natin da Auto Escola. Cerca de 90% dos eleitores ou o conhecem bem ou o conhecem mais ou menos. Porém, 43.5% não votariam nele “de jeito nenhum”, segundo o levantamento.
Outros números
Quem também lidera no quesito “possibilidade de voto” é Guilherme Bitencourt. São cerca de 65% os eleitores que “votariam nele com certeza ou poderiam votar“. Já os que não votariam de jeito nenhum somam 30,3%. O candidato é “conhecido bem, ou mais ou menos“, por 64% dos eleitores. Já Liliano aparece com 53% (votariam), 40,1% (não votariam) e 71% (conhecem), respectivamente.
O “campeão de impopularidade” é Dei Bombeiro. Apesar de conhecido por 75% dos eleitores, 61,5% não votariam nele de jeito nenhum. O candidato com a menor rejeição, “não votaria de jeito nenhum”, segundo os eleitores, é Guilherme Bitencourt, com 30,3%, conforme mostrado acima, seguido por Pastor João Silva, com 34,4%. Todos os demais candidatos aparecem com mais de 40% na pesquisa.
O primeiro turno das eleições municipais se dará no próximo domingo, 6 de outubro. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Raposos tem cinco candidatos a prefeito e 194 candidatos a vereador. São cerca de 13 mil eleitores aptos a votar. Em 2022, 85% destes compareceram às urnas. A Pesquisa O Fator/Ver foi registrada sob o número MG-04266/2024.