O livro Biografia do Abismo, escrito pelo cientista político Felipe Nunes e pelo jornalista Thomas Traumann, é finalista do Prêmio Jabuti 2024 na categoria “Não Ficção – Biografia e Reportagem”. A obra, publicada pela HarperCollins Brasil, tem se destacado por abordar as complexas raízes da polarização política no Brasil e no mundo, um tema que se tornou central nas discussões sobre o futuro político e social do país.
Felipe Nunes, coautor do livro, comemorou a indicação com uma mensagem em suas redes sociais. “Esse livro tem nos levado a experiências disruptivas, conhecendo lugares, pessoas e participando dos principais debates do país! Obrigado a todo mundo que leu, comprou, indicou, presenteou nosso livro!”, escreveu Nunes, que é Ph.D. em Ciência Política e mestre em Estatística pela Universidade da Califórnia, além de professor da UFMG e sócio-fundador da Quaest, uma das principais empresas de pesquisa de opinião no Brasil.
Ao lado de Felipe Nunes, Thomas Traumann, jornalista com uma vasta experiência em veículos como Folha de S.Paulo, Veja e Época, traz sua visão aprofundada sobre a comunicação política e os impactos sociais da polarização. Traumann também atuou como porta-voz e ministro de Comunicação Social no governo Dilma Rousseff, e é autor de livros que analisam o cenário político brasileiro e internacional.
Biografia do Abismo explora como as escolhas políticas passaram a impactar todos os aspectos da vida dos brasileiros, desde decisões cotidianas até o distanciamento entre familiares e amigos devido a divergências ideológicas. A obra reflete sobre o caminho que levou o país a essa situação e quais são os desafios para um futuro que se mostra cada vez mais dividido.