O Conselho de Administração da CeasaMinas aprovou nesta quarta-feira (13) o nome do prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique (sem partido), para assumir a presidência da empresa. O Fator apurou que a indicação foi feita pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), após uma primeira tentativa frustrada de nomear outro aliado para o cargo.
A primeira escolha do senador havia sido o técnico agrícola Antônio de Freitas Campos, conhecido como Tuco Campos, que teve sua nomeação barrada pelo comitê interno da Ceasa por incompatibilidade com a Lei das Estatais, já que presidiu o diretório municipal do então Democratas em Passos.
Hideraldo Henrique está em seu segundo mandato como prefeito de Boa Esperança, município do Sul de Minas Gerais, e ocupa também o cargo de primeiro vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM). A posse na CeasaMinas está programada para o dia 15 de dezembro.
A disputa pelo comando da CeasaMinas envolveu outros atores políticos, como o ex-senador e ex-ministro Hélio Costa, que também tentou indicar um aliado para a presidência. No entanto, o governo federal manteve a prerrogativa de Pacheco para a escolha do novo presidente da estatal.
A CeasaMinas é responsável pelo abastecimento de produtos hortigranjeiros em Minas Gerais, operando entrepostos em diferentes regiões do estado e desempenhando papel estratégico na distribuição de alimentos.