O ministro das Minas e Energia, Alexandre da Silveira, negou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha indicado o ex-ministro Guido Mantega na sucessão do comando da Vale. Silveira chamou de injustiça as informações que circularam nas últimas 48h.
Em entrevista, nesta sexta-feira em Brasília, o ministro das Minas e Energia afirmou que conversou com Lula sobre o setor mineral, mas só assuntos relacionados às tragédias de Mariana e Brumadinho, além de segurança de barragens e questões de licenciamento.
“Em nenhum momento o presidente tratou de qualquer questão referente a sucessão da Vale”, disse. “O presidente Lula nunca se disporia a fazer uma interferência direta em uma empresa de capital aberto, listado em bolsa, uma corporation, que tem a sua governança e natureza jurídica que devem ser preservadas”, completou.
Nos últimos dois dias, reportagens publicadas na imprensa mostraram que Lula estava buscando meios para indicar o ex-ministro Mantega para a presidência da mineradora, ou a um cargo no conselho de administração.