Fernando Coura é o novo integrante do conselho de administração da Petrobras

Indicação do engenheiro, feita pelo governo federal, foi aprovada em reunião nesta quarta-feira (16)
Coura é um nome reconhecido no setor mineral brasileiro
Coura é um nome reconhecido no setor mineral brasileiro. Foto: Divulgação

O conselho de administração da Petrobras aprovou, nesta quarta-feira (16), a indicação do engenheiro José Fernando Coura para compor o comitê. Coura foi indicado para o conselho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O novo integrante do grupo é presidente do Conselho Deliberativo do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra). 

Ele entra na vaga de Vitor Saback, atual secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia.

A entrada de Coura foi a única mudança promovida na reunião desta quarta do conselho administrativo. Os outros 10 integrantes do grupo permanecem os mesmos — entre eles, a CEO Magda Chambriand.

Dos 11 assentos do conselho, seis são ocupados por nomes indicados pelo governo. Outras quatro cadeiras pertencem aos acionistas minoritários, enquanto a última vaga é preenchida por um representante dos servidores da estatal.

Antes de presidir o Sindiextra, José Fernando Coura foi diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e ocupou uma das vice-presidências da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). 

Coura também atuou como diretor Executivo do Grupo CAEMI, secretário Adjunto de Estado de Minas e Energia de Minas Gerais e presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Leia também:

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Em defesa do interesse dos mineiros de todas as cidades

Por que deputados do PT não mergulharam nas conversas sobre candidatura ao governo de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse