O conselho de administração da Petrobras aprovou, nesta quarta-feira (16), a indicação do engenheiro José Fernando Coura para compor o comitê. Coura foi indicado para o conselho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O novo integrante do grupo é presidente do Conselho Deliberativo do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).
Ele entra na vaga de Vitor Saback, atual secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia.
A entrada de Coura foi a única mudança promovida na reunião desta quarta do conselho administrativo. Os outros 10 integrantes do grupo permanecem os mesmos — entre eles, a CEO Magda Chambriand.
Dos 11 assentos do conselho, seis são ocupados por nomes indicados pelo governo. Outras quatro cadeiras pertencem aos acionistas minoritários, enquanto a última vaga é preenchida por um representante dos servidores da estatal.
Antes de presidir o Sindiextra, José Fernando Coura foi diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e ocupou uma das vice-presidências da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Coura também atuou como diretor Executivo do Grupo CAEMI, secretário Adjunto de Estado de Minas e Energia de Minas Gerais e presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).
