A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) agendou, para esta quinta-feira (22), a sabatina do ex-deputado Felipe Attiê, que desde o ano retrasado ocupa a presidência da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Escolhido pelo governador Romeu Zema (Novo) para o cargo, Attiê precisa ter a indicação referendada pelo Parlamento. Em dezembro de 2023, ele foi arguido pelos deputados, mas a sessão acabou anulada após acusações de violência política de gênero por parte do chefe da Funed durante as respostas.
Attiê será sabatinado por um comitê de parlamentares. O grupo é encabeçado por Arlen Santiago (Avante), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia. A sessão está prevista para começar às 9h.
A arguição de 2023 foi invalidada após a deputada Beatriz Cerqueira (PT) apresentar uma questão de ordem. O dirigente teria insinuado, com gestos, um desequilíbrio mental por parte da petista por causa de questionamentos feitos ao longo da arguição.
Mesmo antes da anulação, a primeira sabatina de deputados a Attiê já era alvo de questionamentos. A indicação dele à direção da Funed foi aprovada por um placar apertado — 3 votos a 2. Deputados que se manifestaram contrariamente à manutenção dele no posto embasaram o posicionamento porque apontaram insuficiência de respostas às perguntas feitas ao longo da arguição.
A Funed,atua na produção de soros que combatem o envenenamento por animais como escorpiões e cobras. A fábrica para a produção dos compostos foi reaberta no mês passado, após quase nove anos de interrupção das atividades.
A sabatina foi remarcada para este mês a pedido do deputado Lucas Lasmar (Rede). O presidente da Assembleia, Tadeu Leite (MDB), acolheu a solicitação no último dia 7.
