Mauro Vieira nega informar STF sobre negociações com EUA sobre Moraes

“Eu não posso concordar com essa menção de que o ministério está municiando o Supremo Tribunal Federal sobre missões ao exterior”
Mauro Vieira na CREDN
Mauro Vieira na CREDN: nada de "municiar". Reprodução/TV Câmara/YouTube

Mauro Vieira negou nesta quarta (28) que o Ministério das Relações Exteriores informa o STF sobre negociações nos Estados Unidos para impedir possíveis sanções contra Alexandre de Moraes.

“Não há de forma alguma, eu não posso concordar, com essa menção de que o ministério está municiando o Supremo Tribunal Federal sobre missões ao exterior. De forma alguma”, disse a deputados na Comissão de Relações Exteriores.

Vieira estava respondendo a uma pergunta do presidente da comissão, Filipe Barros (PL-PR). Barros mencionou especificamente uma notícia publicada ontem em O Globo intitulada “Itamaraty estabelece canal com o STF para atualizar informações sobre ameaças de sanções contra Moraes”.

“O ministério recebe, e dá apoio, e acompanha quando é solicitado, quando precisa. Mas não existe isso de municiar com informações sobre missões ao exterior. Isso não existe, não existe, não houve, posso lhe garantir que não existe esse tipo de acompanhamento, pra tomar conta e pra dizer como denunciar ou delatar”, acrescentou Vieira.

“Todos que querem, viajam, tem os encontros, as atividades que quiserem, e cada um responde por si. Muitas coisas vêm ao conhecimento até pela imprensa, então não há necessidade sequer de relatar”.

Na semana passada, no Senado, Vieira contradisse o próprio presidente Lula. O ministro disse que “não houve convite para nenhuma autoridade chinesa” vir ao Brasil para falar sobre regulação do TikTok.

Leia mais:

Mauro Vieira admite não ter conversado ainda com Marco Rubio, dos EUA

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse