Presidente de empresa de informática da Prefeitura de BH deixa o cargo

Prodabel, que completou 50 anos de existência no ano passado, terá mudança de comando
Foto mostra a fachada da Prodabel
Prodabel vai mudar de presidente. Foto: CMBH/Divulgação

O presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), Jean Mattos Duarte, deixou o cargo nesta segunda-feira (2). Segundo O Fator apurou, Duarte comunicou a saída em texto encaminhado a servidores da autarquia.

Duarte estava no poder Executivo municipal desde 2017, quando tomou posse como secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão. Ele assumiu a Prodabel em 2022, após a saída de Leandro Moreira Garcia da presidência da autarquia.

A gestão de Jean Mattos Duarte enfrentou turbulências no ano retrasado, por causa de problemas na votação que definiu os novos conselheiros tutelares de Belo Horizonte. O sistema eletrônico adotado para a escolha dos servidores, desenvolvido pela Prodabel, apresentou problemas no dia do pleito, que precisou ser refeito por meio de cédulas.

O imbróglio em torno da eleição para o Conselho Tutelar gerou o afastamento de três gerentes de tecnologia da Prodabel diretamente envolvidos com o sistema de votação. O então subsecretário de Direitos de Cidadania, Thiago Alves da Silva, um dos responsáveis pela organização da votação, pediu para deixar a Prefeitura de BH após os problemas.

“Hoje encerro um ciclo de mais de 8 anos na Prefeitura de Belo Horizonte, período em que tive a honra de contribuir para a modernização da gestão pública da nossa cidade gerando entregas efetivas aos cidadãos por meio da transformação digital, da valorização da experiência do munícipe no serviço público, da simplificação e do protagonismo das pautas de tecnologia e inovação na gestão municipal, ainda que desafios existam, colocando Belo Horizonte em evidência nestes temas nacional e internacionalmente”, escreveu Duarte, no texto encaminhado aos agora ex-colegas.

Leia também:

Câmara de Itaúna destitui vice-prefeito foragido da PF por causa da Operação Rejeito

Com aumento superior a 90% na Copasa, Minas prevê investimentos de R$ 11,2 bi em empresas públicas

Os partidos que vão concentrar candidatos da ‘Família Aro’ em 2026

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse