Os elevadores do prédio Minas, na Cidade Administrativa, sede do governo do Estado, apresentaram pane mecânica e tiveram o funcionamento interrompido no fim da tarde desta sexta-feira (15). Segundo informações de servidores que estavam no local, pessoas ficaram presas nas cabines e homens do Corpo de Bombeiros auxiliaram os trabalhadores nos andares. Para sair do edifício, eles precisaram descer até 15 andares de escadas.
A causa, “de acordo com a empresa responsável, foi atuação do disjuntor geral de proteção elétrica que atende aos elevadores. Os equipamentos estão sendo reiniciados e voltando a funcionar normalmente. A segurança para a retomada da utilização foi atestada pela empresa responsável”, informou, por nota, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).
Em maio de 2024, todos os 58 elevadores dos prédios Minas e Gerais foram interditados após perícias identificarem falhas estruturais nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos. Na ocasião, o Governo de Minas Gerais autorizou o teletrabalho excepcional para os servidores afetados
As obras de reparo, conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), foram iniciadas em julho de 2024 e divididas em etapas. A primeira fase contemplou 24 elevadores, com previsão de entrega para setembro do mesmo ano. Em novembro, toda a obra foi concluída. Mesmo após os reparos, no entanto, incidentes continuam a ocorrer.
Os elevadores receberam reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos. Além das obras de reparos, os 24 elevadores disponibilizados (12 em cada prédio) foram submetidos a configuração e a conferência das estruturas elétrica, mecânica e automação.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) informa que, na tarde desta sexta-feira (6/6), uma intercorrência elétrica afetou o funcionamento dos elevadores do prédio Minas, da Cidade Administrativa. A causa, de acordo com a empresa responsável, foi atuação do disjuntor geral de proteção elétrica que atende aos elevadores.
A questão foi solucionada e, nesse momento, os equipamentos estão sendo reiniciados e voltando a funcionar normalmente. A segurança para a retomada da utilização foi atestada pela empresa responsável.