Eleição de novo coordenador da bancada mineira passou pelo Planalto e Senado

Votos de parlamentares do PT e de outros partidos mais próximos ao presidente da República foram decisivos para a eleição de Timo
igor timo
Somente 34 dos 53 deputados mineiros participaram da votação que eleger Igor Timo. Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

A vitória do deputado federal Igor Timo (PSD-MG) como coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional, definida nessa terça-feira (17), foi resultado de uma articulação com o núcleo político do governo Lula e com o senador Rodrigo Pacheco, correligionário do deputado eleito.

O apoio de parlamentares do PT e de outros partidos mais próximos ao presidente da República foi decisivo para a eleição de Timo, que venceu Newton Cardoso Jr (MDB) por 25 votos a 9.

Com a decisão de Paulo Guedes (PT) de retirar-se do pleito e apoiar a candidatura de Igor Timo, deputados petistas definiriam a estratégia como resultado de “um acordo com Pacheco”.

O senador mineiro emplacou seu aliado na coordenação da bancada mineira na semana em que interlocutores próximos a Pacheco manifestaram-se insatisfeitos com o encontro desta semana entre o vice-governador Mateus Simões (Novo) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG).

Nomes ligados a Pacheco interpretaram a agenda como um sinal que contraria a articulação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ter o senador como candidato ao governo mineiro no ano que vem.

Já parlamentares do bloco de direita em Minas apontaram uma falha na leitura do cenário, uma vez que muitos deputados de oposição a Lula votaram pela escolha de Timo.

Ao todo, somente 34 dos 53 deputados mineiros participaram da votação. Um parlamentar ouvido por O Fator relatou que preferiu não ir na sessão para “evitar confusão”.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse