Governo de Minas vai divulgar lista de empresas beneficiadas por regimes especiais de tributação

Material, que está sendo preparado pela Secretaria de Estado de Fazenda, ficará pronto nos próximos dias
Segundo Mateus Simões, a divulgação da lista de empresas beneficiadas pelos regimes especiais constitui ato de transparência. Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

O governo de Minas Gerais prepara a divulgação de uma lista com os nomes das empresas beneficiadas por regimes estaduais especiais de tributação. Pelo que apurou O Fator, a expectativa é que o material, que vai apontar os valores que as empresas deixaram de pagar a reboque dos benefícios fiscais, seja divulgado já nesta semana.

A relação das empresas abrangidas pelos regimes especiais será confeccionada pela Secretaria de Estado da Fazenda. O pedido pela divulgação da lista é do vice-governador Mateus Simões (Novo), que chefia interinamente o Executivo em razão de viagem do governador Romeu Zema (Novo) à China e ao Japão.

Um decreto de 2014 tornou ultrassecretas as informações referentes às empresas que usufruem dos regimes especiais. O texto pôs 25 anos de sigilo sobre os dados. Um outro decreto, de 2012, entretanto, abre brecha para a exposição das estatísticas.

Os regimes especiais de tributação são concedidos pelas esferas do Executivo quando há a avaliação de que os benefícios podem dar impulso a determinado setor da economia.

Em Minas, recebem tratamento tributário setorial empresas de áreas como e-commerce, combustíveis, calçados, siderurgia e eletroeletrônicos.

Segundo Mateus Simões, a divulgação da lista de empresas beneficiadas pelos regimes especiais constitui ato de transparência.

“Dar publicidade a estas informações, que nunca foram divulgadas antes, é mais um passo importante para consolidarmos uma gestão ética e responsável com a administração pública”, disse.

Leia mais:

Aéreas somam R$ 1,7 bilhão em isenções fiscais por ano em MG

Cemig e Copasa somam R$ 145 milhões em isenções fiscais em 1 ano

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse