O terreno que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) planeja ceder para a construção de um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Barreiro está sob a guarda da francesa Vallourec. O espaço que sediará a instituição será oriundo de uma área de pouco mais de 206 mil metros quadrados que, por obra de um acordo de cooperação firmado entre a multinacional e o Executivo municipal em 2007, vinha sendo cuidada pela empresa.
O espaço do futuro IFMG fica na Avenida Waldyr Soeiro Emrich. As terras, originalmente, pertenciam de fato à Vallourec. Quando do loteamento do espaço, contudo, houve a demarcação de uma área verde urbana, que passou a ser de posse do poder público, mas gerida pela companhia estrangeira.
Como O Fator já mostrou, a Prefeitura de BH estabeleceu, como contrapartida à instalação do IFMG, o uso de parte do terreno doado à instituição como sede de uma área de uso público voltada à comunidade do Barreiro.
Operação urbana simplificada
Para viabilizar a construção da escola técnica em BH, a equipe do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) aposta em uma operação urbana simplificada (OUS). O pedido para a realização da OUS consta em projeto de lei enviado nesta semana à Câmara Municipal.
Entre os vereadores, a expectativa é por agilidade na tramitação do texto. O presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), estimou 30 dias como prazo necessário para aprovação da proposta.
Os Institutos Federais (IFs) oferecem cursos técnicos e superiores. A unidade de BH terá como foco a oferta de atividades de capacitação em Meio Ambiente e Saúde.
Assim, haverá turmas voltadas a eixos como Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Dietética, Radiologia e Cuidado de Idosos.
Antes da definição pelo uso do espaço na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, a Prefeitura de BH chegou a propor ao Ministério da Educação (MEC) a cessão de um terreno na Avenida Afonso Vaz de Melo.
