Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior assumiu, neste sábado (26), o posto de governador interino do estado. O chefe do Judiciário ficará no posto até a terça-feira (29).
A transmissão temporária de cargo a Corrêa Júnior, terceiro na linha sucessória do governador Romeu Zema (Novo), aconteceu por uma série de fatores. Zema entrou de férias neste sábado e só retorna na terça-feira. Com ele afastado da função, a tarefa caberia ao vice-governador Mateus Simões (Novo), que partiu para uma missão internacional neste sábado, com volta marcada para 10 de agosto.
Sem Simões no Brasil, a chefia do Executivo seria repassada ao presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Leite (MDB). O emedebista, entretanto, também está no exterior, respaldado pelo período de recesso no Parlamento.
A última vez que um presidente do TJMG assumiu interinamente o governo do estado aconteceu no ano retrasado, com o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.
Além de José Arthur, chefiaram o Executivo por algum período os seguintes desembargadores:
- Nísio Baptista de Oliveira, entre novembro de 1945 e fevereiro de 1946;
- José Norberto Vaz de Melo, em 1994;
- Márcio Aristeu Monteiro de Barros, em 1996;
- Hugo Bengtsson Júnior, em 2006;
- Cláudio Renato dos Santos Costa, em 2010;
- Joaquim Herculano Rodrigues, em 2013;
- Pedro Bitencourt Marcondes, em 2015;
- Herbert Carneiro, em 2017;
- Nelson Missias de Morais, em 2018.
