As primeiras demandas de Damião aos servidores da Coordenadoria de Vilas e Favelas de BH

Negociações para a definição dos diretores regionais levaram quatro meses e geraram ampla repercussão na Câmara
Damião
Nomes escolhidos pelo prefeito reuniram-se pela primeira vez na última sexta-feira (8). Foto: PBH

O primeiro pedido do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), aos integrantes da Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas, foi para que sejam levantados os dados de quantas vilas e favelas existem em cada região de Belo Horizonte, além de sua população e principais demandas.

Na sexta-feira (8), o prefeito reuniu-se pela primeira vez com o coordenador, ex-vereador Marcos Crispim (DC), e com os nove diretores regionais da coordenadoria. A criação da Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas foi uma das principais propostas defendidas por Damião durante as eleições de 2024.

Segundo apurou O Fator, os gestores que participaram do encontro ouviram do prefeito a promessa de que o Executivo municipal trabalha para ampliar a estrutura organizacional da pasta. Atualmente, as diretorias regionais atuam vinculadas às coordenadorias da Prefeitura nas regiões administrativas da cidade.

A escolha dos diretores regionais da coordenadoria, cargos criados oficialmente em 4 de abril, demorou quatro meses para ser concluída. Vereadores, ex-vereadores e partidos disputaram a indicação dos nomes.

Encerradas as articulações, a “Família Aro”, grupo político liderado pelo secretário de Estado de Governo de Minas, Marcelo Aro (PP), emplacou os responsáveis por cinco das nove diretorias regionais: Barreiro, Nordeste, Noroeste, Oeste e Venda Nova.

A nomeação de Hugleiber Teixeira para chefiar a diretoria da pasta na Regional Barreiro, por exemplo, gerou incômodo na Câmara Municipal entre os vereadores com base eleitoral na região. O secretário municipal de Governo, Guilherme Daltro, minimizou os efeitos do mal-estar e informou que a ordem do prefeito é para que servidores da coordenadoria atendam às demandas dos parlamentares com isonomia.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse