Os ‘cabos eleitorais’ de Rodrigo Pacheco na disputa pela vaga aberta no STF

Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Davi Alcolumbre articulam apoio a Rodrigo Pacheco pela vaga aberta no STF
Rodrigo Pacheco e Gilmar Mendes
O senador mineiro Rodrigo Pacheco e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) conta com o apoio de dois nomes de peso do Supremo Tribunal Federal (STF) na disputa por uma vaga na Corte: o decano Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Ambos defendem o nome de Pacheco não apenas em conversas reservadas, mas também em diferentes círculos políticos e jurídicos.

Uma cadeira no tribunal ficou vaga após o ministro Luís Roberto Barroso anunciar, nesta quinta-feira (9), sua aposentadoria antecipada do STF. Gilmar já disse em rodas com jornalistas políticos que a Corte precisava de “pessoas corajosas” como Pacheco. Moraes, por sua vez, se aproximou do senador após os atos de 8 de janeiro de 2023.

Outro articulador central nesse movimento é o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), amigo de longa data de Pacheco. Como mostrou O Fator, ele fez chegar a interlocutores do governo Lula que ele vai atuar de forma ativa pela indicação e estaria disposto, inclusive, a reagir caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) opte por outro nome.

Mais gente na fila

Uma das possíveis formas de pressão seria segurar a tramitação da indicação no Senado até 2027. O caminho para o STF enfrenta forte concorrência. Outros nomes são cotados para o tribunal, como o do advogado-geral da União, Jorge Messias; do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; e da presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha.

Além disso, Pacheco é visto por Lula como um nome para disputar o comando de Minas Gerais nas eleições de 2026. E interlocutores do governo afirmam que o petista inicialmente preferia manter o senador como palanque em Minas para as eleições de 2026, uma vez que há falta de nomes do PT para a disputa.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse