A decisão que fez Kalil desistir do PSD e se filiar ao Republicanos, de Tramonte

Ex-prefeito tinha até reunião marcada com líderes do PSD neste fim de semana
Kalil promoveu trem da alegria ao Marrocos em 2013
Ex-prefeito vai apoiar Mauro Tramonte na disputa em BH. Foto: Divulgação / Redes Sociais

A decisão de Alexandre Kalil de deixar o PSD, se filiar ao Republicanos e apoiar a pré-candidatura de Mauro Tramonte à Prefeitura de Belo Horizonte foi tomada nesta quinta-feira (25) depois que o ex-prefeito soube do acerto do vereador Álvaro Damião (União Brasil) como vice de Fuad Noman (PSD).

O Fator apurou que as tratativas entre Kalil e o PSD continuavam e iam bem, inclusive com uma reunião prevista para acontecer neste domingo (28) entre o ex-prefeito, o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD). Na semana passada, Kalil chegou a ir a Brasília (DF) para uma reunião com Pacheco a fim de debater questões eleitorais e os rumos do PSD.

O encontro estava agendado, mas não vai mais acontecer: Kalil não gostou nada da escolha de Damião como vice de Fuad. O vereador foi chancelado por interlocutores políticos que, na avaliação do ex-prefeito, são seus rivais.

Até a manhã desta sexta-feira (26), Kalil ainda não havia comunicado os interlocutores do PSD sobre sua escolha pelo Republicanos.

Já o Republicanos vinha flertando ativamente com o ex-prefeito há meses, principalmente depois que o ex-deputado Adalclever Lopes, ex-secretário de Governo de Kalil na prefeitura, assumiu um posto de assessoria política da pré-campanha de Tramonte.

Apesar das conversas com o PSD terem avançado ao longos do meses, Kalil ainda batia o pé que havia sido escanteado pelo partido depois da derrota nas urnas em 2022. O ex-prefeito tentou articular um posto no governo Lula e, depois, algo de destaque mantido pela legenda, mas não conseguiu, embora tenha apoio financeiro do PSD para custear sua equipe pessoal.

Junto com o Novo?

Em meio ao acerto com Kalil, o Republicanos também tem costurado – e está bem avançado – negociações para ter o apoio do Novo, de Romeu Zema, à candidatura de Tramonte. O Fator mostrou que interlocutores do governo estadual tem feito a articulação, que pode indicar a vice do deputado estadual. Resta saber, agora, se o Novo vai manter a conversa depois do acerto com o ex-prefeito.

Leia também:

O dedo de Dilma na troca do chefe do Brasil no BRICS

O prefeito cotado para presidir a Associação de Municípios da Grande BH

Ex-presidente da Codemge vai assumir vice-presidência de outra estatal mineira

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse