Abaixo-assinado: professores municipais pedem ‘união da esquerda’ em BH

Entidade quer PT, PSOL e PDT unidos na campanha
A princípio, no plano dos dirigentes locais, a candidatura será de quem melhor pontuar nas pesquisas até julho
As conversas entre os dois partidos já duram meses, mas, até aqui, ninguém quis retirar a pré-candidatura. Foto: Divulgação/PT

Ganhou força um abaixo-assinado digital criado por membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte (SindRede-BH), pedindo união entre partidos e o lançamento de uma candidatura única do campo da esquerda à Prefeitura da capital. O documento, que circula de forma online, tem repercutido bastante dentro dos partidos.

Na descrição do pedido, os organizadores colocam a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) e os deputados federais Rogério Correia (PT) e Duda Salabert (PDT) como nomes possíveis para a união.

A iniciativa ganha espaço em meio às negociações partidárias entre dirigentes nacionais do PT e interlocutores do PSD – especialmente o ex-ministro Gilberto Kassab e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ambos ainda tentam convencer os petistas a apoiarem a reeleição de Fuad Noman (PSD).

O Fator mostrou na semana passada que a esquerda mineira ainda debate os rumos possíveis em BH.

A propósito, interlocutores de outros partidos levantaram a hipótese de que o abaixo-assinado desta segunda-feira (27) possa ser um “movimento informal” do Sind-UTE, sobre o qual a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) exerce influência, e é aliada de primeira hora do pré-candidato do PT, Rogério Corrêa.

O texto do manifesto registra a “preocupação com o cenário eleitoral do município”, com as primeiras pesquisas eleitorais mostrando que “as candidaturas da extrema-direita e da direita tradicional têm se destacado como favoritas na disputa pela prefeitura”.

Sugere, ainda, que os candidatos da direita ameaçam a categoria, com propostas de “privatização e terceirização dos serviços públicos”, “defesa do controle ideológico do conteúdo ensinado nas escolas”, entre outras pautas. “Propomos que os partidos de esquerda, com suas pré-candidaturas – Bella Gonçalves (PSOL), Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT) – realizem um debate com o objetivo de construir consensos e reduzir arestas em torno de uma plataforma de unidade”.

Leia também:

Justiça Eleitoral indefere registro de candidatura de ex-prefeito no interior de Minas

Nova ministra dos Direitos Humanos fez acordo com MP para não ser alvo de ação por superfaturamento de cadeiras escolares

Rogério Correia mira ‘ricos’ ao impulsionar campanha nas redes sociais

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse