A deputada estadual Ana Paula Siqueira, da Rede, vai retirar a pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e oficializar o apoio ao deputado federal Rogério Correia (PT) na disputa pelo Executivo municipal. O anúncio da aliança será tema de um ato público da Rede marcado para o próximo dia 11, em BH. O evento vai ter a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que defendia a candidatura de Ana na eleição da capital mineira.
A informação sobre a aliança da parlamentar da Rede com o congressista do PT foi publicada, inicialmente, pela “Itatiaia”. O Fator, então, apurou que a visita de Marina a BH faz parte de uma estratégia de Ana Paula para tentar unir as pré-candidaturas de esquerda em uma frente ampla. Na segunda-feira (1°), a parlamentar articulou uma reunião que contou com as participações de Bella Gonçalves (Psol), Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia.
A Rede forma uma federação partidária com o Psol, cuja pré-candidata é Bella Gonçalves, que exerce mandato de deputada estadual. No mês passado, pessolistas e petistas já haviam anunciado uma união na disputa pela Prefeitura de BH. Ao menos em termos oficiais, não há martelo batido sobre quem, entre Bella ou Rogério, encabeçará a chapa. Na prática, porém, o deputado petista é encarado como o nome que vai representar o grupo.
No evento com Marina, Ana Paula Siqueira deve entregar, a Rogério, um documento com as propostas que formulou durante sua pré-campanha, que ganhou o nome de “BH tem jeito” e percorreu diversos bairros da cidade. A iniciativa é similar ao que a ministra do Meio Ambiente fez ao encaminhar, a Guilherme Boulos (Psol), as ideias da Rede para a Prefeitura de São Paulo.
Duda será convidada para evento com Marina
Antes do apoio ao pré-candidato do PT, Ana Paula chegou a anunciar uma aliança com Duda Salabert, que mantém a pré-candidatura própria.
A deputada federal do PDT será convidada para o ato com Marina, mas interlocutores da Rede acreditam que atrair a pedetista para a coalizão com PT e Psol é, neste momento, uma tarefa difícil.