Um importante passo foi dado para a criação de um sistema metropolitano integrado do transporte público. Foi assinado pelo Governo de Minas e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, um protocolo de intenções de governança para o sistema. Na prática, o objetivo é a manutenção do diálogo entre as partes, mesmo se houver mudanças nas administrações municipais e estadual.
A integração metropolitana do transporte público é um sonho dos moradores de cidades do entorno de Belo Horizonte. Ela vai permitir, por exemplo, a utilização de apenas um cartão no metrô, nos ônibus, independente se for municipal, ou metropolitano.
Atualmente, o transporte metropolitano rodoviário conta com uma frota de 2,8 mil veículos realizando mais de 6,8 mil viagens diárias em dias úteis para atender a mais de 300 mil passageiros. Já o metrô transporta, hoje, 80 mil pessoas em dias úteis.
Assinaram o protocolo de intenções de governança, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Leandro César Pereira, o superintendente de Mobilidade da capital, André Soares Dantas e o presidente da autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem, Sant Clair Schmiett Terres.