Eleição em BH: pré-candidatos de esquerda vão se reunir nesta segunda (1°) para debater aliança

Campo progressista tem, neste momento, quatro pré-candidaturas distintas, lançadas por Rede, Psol, PT e PDT
Montagem mostra, lado a lado, fotos de Bella Gonçalves, Ana Paula Siqueira, Duda Salabert e Rogério Correia
Reunião marca nova tentativa de união de partidos à esquerda na eleição em BH

Pré-candidatos de esquerda à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vão se reunir nesta segunda-feira (1°) para conversar sobre uma possível união na eleição deste ano. Segundo apurou O Fator, devem participar do encontro as deputadas estaduais Ana Paula Siqueira (Rede) e Bella Gonçalves (Psol), bem como os deputados federais Rogério Correia (PT) e Duda Salabert (PDT). 

A ideia é que a reunião tenha, ainda, representantes do Unidade Popular (UP). O partido tem Indira Xavier, que disputou o governo de Minas em 2022, como pré-candidata a prefeita.

No mês passado, Bella e Rogério anunciaram que estarão juntos na disputa pela Prefeitura de BH. O responsável por encabeçar a chapa, entretanto, ainda não foi definido oficialmente.

Ana Paula e Duda Salabert também divulgaram acordo por uma aliança. A Rede, legenda de Ana Paula, entretanto, forma uma federação com o Psol. Assim, as duas legendas terão de seguir juntas na eleição — os pessolistas, vale lembrar, são majoritários na coalizão.

Fontes ouvidas pela reportagem acreditam que, neste momento, apesar das conversas sobre uma possível união geral, o cenário que se desenha tem ao menos duas candidaturas à esquerda, lideradas por Rogério Correia e Duda Salabert.

A equação deve considerar, ainda, as orientações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na semana passada, durante visita a BH, Lula não tratou da eleição durante os compromissos oficiais que cumpriu — por causa, sobretudo, do caráter institucional das agendas. Apesar disso, em uma entrevista, endossou a pré-candidatura de Rogério.

Paralelamente, o presidente tem boa relação com o prefeito Fuad Noman (PSD) e já defendeu a formação de uma frente ampla para impedir uma eventual vitória de forças ligadas ao bolsonarismo.

Leia também:

Psol aciona Justiça por suspensão da lei que criou ‘censo do aborto’ em BH

MP denuncia famílias que adotaram homeschooling em cidade mineira

Justiça vê irregularidade em nomeação no interior de Minas e cita deputado em sentença

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse